Quem Somos

Somos uma Escola Católica e Vicentina. Isso significa dizer que o modo como assumimos a missão educativa encontra seu fundamento e inspiração no carisma religioso que nos é próprio. No centro do mesmo está o projeto do Reino de Deus, vivido e pregado por Jesus de Nazaré, e igualmente assumido por nossos Fundadores, Vicente de Paulo e Luísa de Marillac. O carisma vicentino brotou do modo como eles, em seu tempo histórico, testemunharam sua experiência de fé, particularmente pelo amor-serviço afetivo e efetivo aos mais pobres. Hoje, buscamos atualizar esse carisma, promovendo uma educação integral e de qualidade.

Conheça mais

Proposta Pedagógica

A Pedagogia Progressista assumida pela Educação Vicentina visa a apropriação do conhecimento acumulado historicamente pela humanidade que, ao ser mediado pelo/a educador/a, promove a construção do conhecimento por meio de uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida. A instituição educacional é vista como um local onde o conhecimento é sistematizado, socializado e mediado de forma não fragmentada, vinculado à realidade, proporcionando a ampliação das possibilidades culturais dos/as educandos/as. A ação pedagógica, por conseguinte, busca promover a prática de investigação, pesquisa, ensino e engajamento social, num processo criativo e dinâmico.

Conheça mais

Pastoral Escolar Vicentina

A Pastoral Escolar Vicentina (PEV) é o setor responsável pelo planejamento, articulação e dinamização da ação evangelizadora tendo como referência o carisma institucional. Tal dimensão é constitutiva do projeto educativo vicentino e tem como horizonte a proclamação do Reino de Deus, revelado por Jesus de Nazaré e intuído a partir da vida e obra dos Fundadores, Luísa de Marillac e Vicente de Paulo.

A PEV tem como missão ser um espaço de cuidado e acompanhamento, educação da fé e serviço evangélico à toda comunidade educativa, em diálogo propositivo com a realidade sociocultural e religiosa da escola. Em sintonia com o Projeto Político Pedagógico, a ação pastoral se dinamiza em nível local e provincial, tendo os/as pastoralistas e a Equipe Provincial para referenciais para o processo de reflexão, operacionalizado em torno de eixos formativos e programas de ação.

Conheça mais

Conectando Relações

As Instituições Educativas da Província de Curitiba assumem para o ano de 2018 o projeto pedagógico-pastoral “Conectando Relações”. Em sintonia com os princípios filosóficos da Educação Vicentina, o projeto reúne numa reflexão comum os elementos pedagógicos e pastorais que integram a identidade confessional da proposta educativa vicentina.

Em continuidade e aprofundamento dos projetos desenvolvidos nos anos anteriores, o “Conectando Relações” surge de um processo de escuta às realidades locais em torno de temáticas pertinentes de serem abordadas na ação educativa. Fundamenta-se na missão singular que a escola tem em torno da educação para as relações, em todos os âmbitos e interfaces que estas aconteçam.

Conheça mais